Muang Thai ou Prathet thai

Reino da Tailândia


O Reino da Tailândia é um país asiático, dividido entre a Indochina e a Península Malaia. É limitado a norte e a leste pelo Laos, a sul pelo Camboja, pelo Golfo da Tailândia e pela Malásia, a oeste pelo Mar de Andaman e a oeste e norte por Myanmar. A capital do país é a cidade de Bangkok.

O hino nacional da Tailândia (Phleng Chat), foi adotado em 10 de dezembro de 1939 por concurso, após a mudança do nome do país de Sião para Tailândia. A melodia foi composta por Peter Feit (nome em tailandês: Phra Jenduriyang). A letra foi escrita por Luang Saranupraphan. "Phleng Chat" significa "hino nacional" em tailandês "national anthem", e a composição não possui outro nome.

Reino de Tailândia une a carne e o sangue de tailandeses. 
A terra da Tailândia pertence aos tailandeses. 
Grande tem sido tua independência, desejar a soberania permitiu mantê-la, 
Porque os tailandeses se uniram para sempre. 
Tailandeses são pacíficos e carinhosos, 
Na guerra não somos covardes. 
Nossa soberania nunca será ameaçada, 
Sacrificaremos cada gota de nosso sangue por nossa nação. 
Estamos prontos para morrer pela liberdade, a seguridade e a prosperidade.

HISTÓRIA DA TAILÂNDIA:

Desde os primeiros indícios da florescente civilização do Bronze em Ban Chiang, aldeia pré-Histórica no nordeste do país, a história da Tailândia tem sido tudo menos monótona.

Da China, através dos fertéis vales do rio Mekong, Monaci, Khmers e Thais povoaram gradualmente a terra hoje em dia conhecida como a Tailândia. No século XI, os Khmers representavam a força dominante. 

Este poder durou até o século XII quando os Thai começaram a construir as pequenas aldeias de Lanna, Phayao e Sukhothai. Pouco depois, dois chefes guerreiros Thai rebelaram-se contra os Khmers e fundaram o primeiro estado independente Thai perto de Sukhothai, ou literalmente , O nascer da felicidade.

Desde Sukhothai começou a expansão ao longo da margem do rio Chao Phraya e o budismo Theravada constituiu a mais divulgada religião Thai. Sukhothai passou por um período de declínio e foi conquistada pelo jovem, dinâmico reino dos Ayutthaya.

A dinastia dos Ayutthaya reinou sem oposição no centro da Tailândia como o estado mais potente da Ásia do sudeste durante 34 reinos até 1767 quando foi vencida pela invasão dos exércitos burmeses. Não obstante, com o passar dos meses, o Rei Taksin conseguiu repelir a invasão burmesa. O Rei Taksin mandou construir uma outra capital em Thon Buri desta forma dando vida ao período Rattanakosin que reina ainda hoje. 

Em 1782 o Rei Rama I, o primeiro rei da actual dinastia Chakri, estabeleceu a sua nova capital à beira do rio de uma aldeia chamada Bangkok (Aldeia das ameixas selvagens). No decorrer dos seguintes duzentos anos, os monarcas Chakri Re Mongkut (Rama IV) que reinou do 1851 até ao 1868 e o seu filho, Re Chulalongkorn (Rama V) que reinou do 1868 até ao 1910, são ainda hoje profundamente respeitados para terem preservado o país da colonização e terem modernizado o mesmo. 

Desde 1932 a Tailândia tornou-se uma monarquia constitucional. O atual monarca, a Sua Majestade o Rei Bhumibol Adulyadej é no mundo o monarca que tem reinado mais tempo e o mais amado pelos seus súditos. Ele tem dedicado a sua vida ao melhoramento da qualidade de vida na Tailândia.


LOCALIZAÇÃO:

A Tailândia esta situada no sudeste da Ásia, com extensão de 513.115 Km² fica entre Myanmar (Norte e Oeste), Laos (Norte e Leste), Camboja, Golfo da Tailândia e Sul do Mar da China (Leste), Malásia (Sul) e Mar de Andaman e Oceano Índico (Oeste). 2.500 Km de Norte a Sul e 1.250 Km de Leste a Oeste.

Capital: Bangkok 


A Tailândia esta dividida em 4 regiões:

NORTE 

Região de montanhas, vales e florestas naturais. Maiores cidades são Chiang Mai, uma cidade com combinação de cultura e facilidades modernas e exóticas; Chiang Rai; Mae Hongson e Sukhothai, uma das antigas capitais da Tailândia e cidade histórica de artes Budistas. 

PLANALTO CENTRAL (Bacia de Chao Phraya) 

Vale fértil. Principal área produtora de arroz. A costa leste é uma fonte de produtos de frutos do mar. Maiores cidades são Bangkok, a Capital; Ayutthaya, antiga Capital, cidade histórica e de artes Budistas; Cho Buri, cidade de lindas praias; e Rayong que abbriga o Porto Marítimo de Laem Chabang.

NORDESTE

Região seca de colinas. Maiores cidades são Nakhon Ratchasima (Korat), uma cidade moderna que pode ser chamada de Capital da Região Nordeste; Loei e Ubon Ratchathani.

SUL

Região de colinas, montanhas e floresta densa rica em minerais e minérios. Centro de borracha, colheitas tropical e produção de frutos do mar. Maiores cidades são Phuket, Phangnga, Krabi, Nakhon Si Thammarat, Surat Thani e Songkha. 

As cidades maiores são equipadas com facilidades modernas tais como: aeroportos, portos, zonas industriais, hotéis e resorts, pontos turísticos, conferências e outras facilidades, proteção e segurança para os visitantes, com propósito de turismo ou negócios.

POLÍTICA:

A política de Tailândia ocorre atualmente em uma estrutura de monarquia constitutional, por meio do qual o primeiro-ministro é o chefe de governo e o monarca hereditário é o chefe de estado. O poder executivo é exercitado atualmente por uma junta militar que aponta seus Primeiro Ministro e o Gabinete. O poder legislativo é investido em uma legislatura apontada pela junta. 

O judiciário é independente do executivo e do legislativo. As atividades políticas são proibidas atualmente. Antes do golpe de estado de 2006, o reino era uma democracia parlamentar, com uma legislatura bicameral eleita.

Tailândia tinha sido governada por reis desde o décimo terceiro século. Em 1932, o país transformou-se oficialmente em monarquia constitutional, embora na prática, o governo tenha sido dominado pelas forças armadas e pela burocracia da elite. 

A constituição atual do país foi promulgado em 2006.

O rei de Tailândia tem pouco poder direto sob a constituição mas é um símbolo da identidade e da unidade nacional. Rei Bhumibol - que esteve no trono desde 1946 - possui um enorme respeito do povo e autoridade moral, que se usou na ocasião para resolver as crises políticas que ameaçaram a estabilidade nacional.

Atualmente, a Tailândia é governada por uma junta militar que se intitula Conselho para a Segurança Nacional. Em 19 setembro 2006, o CSN encenou um golpe de estado que dominou o governo eleito de Thaksin Shinawatra. Desde então, a Tailândia foi governada por uma junta militar liderada pelo general Sonthi Boonyaratglin, que mais tarde apontou o general Surayud Chulanont, que é membro de Conselho Privativo do Rei, como o Primeiro Ministro. O golpe e a junta foram endossados pelo rei Bhumibol Adulyadej em um decreto real no dia que se seguiu ao golpe. As eleições parlamentares de 2007 foram vencidas por Samak Sundaravej e seus aliados.

CLIMA:

Tropical quente e úmido, mais ou menos parecido com o clima do Amazonas, no Brasil. Clima quente durante Março-Maio, estação chuvosa durante Junho-Outubro, e brisa durante Novembro-Fevereiro. Temperatura média de 24-37ºC.


CULINÁRIA:

"Enquanto houver arroz nos prados e peixe no rio, as pessoas serão felizes", assim diz um antigo ditado. Na realidade, não se cozinha muito, é mais o cuidado e a delicadeza que os tailandeses põem na preparação dos ingredientes que tornam os pratos numa verdadeira arte culinária.


Tanto os homens como as mulheres têm destreza no talho da fruta e verdura que levam a cabo com agudas facas de bronze extremamente afiadas. O bom sabor da comida tailandesa tem chegado a ter fama mundial e considerando a diversidade das influências culinárias das diferentes etnias, tudo isso leva a um resultado bastante surpreendente.

Os aromas e o aspecto da comida thai chegam a ser hoje um símbolo do país. A multidão de sabores e as técnicas mágicas de preparação da comida tornaram as escolas de cozinhas célebres até ao ponto de serem consideradas como fonte de inspiração para os aspirantes a chef.Na Tailândia pode-se comer sempre e em todo o lado. A sopa representa um prato de que não se pode prescindir, tanto no almoço como no jantar. Serve-se no pequeno almoço e no meio ou ao princípio do jantar.

 

Mesmo fazendo uso geralmente de ingredientes picantes, a comida tailandesa varia segundo as regiões. Por exemplo, a cidade do nordeste o "Isan" de Khon Kaen e Udon Thani sofrem as influências de Lao e são conhecidos pelo seu arroz molhado e pegajoso, o Khao Niao, por Som Tom - um tipo de papaia verde famosa no mundo, por Lab - porco ou frango picado e com especiarias e pelo Gai Yang - frango picante num molho especial doce de especiarias.


MASSAGEM (Nuat Phaen Boran)

O Nuat Phaen Boran, a massagem tailandesa é o mais conhecido dos tratamentos terapêuticos e tem a sua origem na Índia anterior ao Buda. 

Através da pressão controlada sobre os pontos chave do corpo humano, a circulação sanguínea do paciente melhora, aliviando e curando desta forma as moléstias mais comuns como febres, dores de cabeça, de costas, dores de estômago e tensões nervosas. Demonstrou-se que a massagem é também eficaz nos ataques epilépticos, nas fases iniciais de paralisia e na dislexia.


IDIOMA

É o Tailandês. Os tailandeses são muito orgulhosos do seu idioma. Como patrimônio artístico e cultural, muitos consideram a língua tailandesa como o símbolo da soberania e da independência do país. Dada a influência da antiga língua chinesa, a língua tailandesa consiste fundamentalmente em palavras monossilábicas.

Sucessivamente adaptaram-se vocábulos de origem Khmer enquanto que as palavras de duas ou mais sílabas atribuem-se à influência do Sancrito e do Pali. O tailandês atual é, deste modo, o resultado de séculos de desenvolvimento e maturidade e fala-se em todo o reino.

Com 44 consoantes, 32 vocais e 5 sotaques, é uma forma escrita que tem as suas origens na Índia e como segunda língua não é fácil de aprender.

Por sorte, o inglês é entendido amplamente, particularmente em Bangkok onde é a maior língua comercial. É difícil traduzir as palavras tailandesas para o alfabeto ocidental. 

Além da pronúncia, muitos sons das vogais e das consoantes não têm um equivalente em português.


RELIGIÃO:

Religião: A Tailândia é um dos mais fortes países Budistas do mundo. A religião nacional é o Budismo Therevada, um ramo do Budismo Hinayana, praticado por 90‰ de todos os Tailandeses.

O resto da população adere ao Islamismo, Cristianismo, Hinduísmo e outras fés - na Tailândia é permitido liberdade completa de expressão. O Budismo continua lançando influência forte na vida diária dos Tailandeses. Monges seniores são altamente venerados. Assim em cidades e aldeias, o templo (Wat) é o coração da vida social e religiosa. Nele acontecem festas, reuniões, comemorações, etc.

A meditação, é um dos aspectos mais populares do Budismo, é praticada regularmente por Iumerosos Tailandeses como um dos meios de promover a paz interna e a felicidade. Também, visitantes podem aprender os fundamentos desta prática em vários centros de meditação em Bangkok e em outros lugares do país.

Recomenda-se que todos que viajem a Tailândia visitem um tempo Budista. Além dos templos serem lugares extremamente belos com vários desenhos e estátuas lindíssimas, são lugares de extrema paz. São lugares onde você pode passar momentos de reflexão profunda sem ser incomodado por nada e nem por ninguém. A maioria dos tempos é aberto à visitas de turistas.

Eu tive a honra de visitar um templo lindíssimo na província de Udonthani participando de uma cerimônia particular da família do meu Mestre e que durou vários dias seguidos e que foi muito linda e tocante.





 

Federação Gaúcha de Muay Thai Esportivo
(54) 3451-4919 / 9605-0055 / fgmte@fgmte.com.br