História do MUAY THAI no Mundo


O Primeiro país que se têm notícia a sofrer influência do Muay Thai foi o Japão em 1965, través do empresário Osamu Nogushi (Urnamed Thai Combat - Hard Stockman), Nogushi era um empresário de lutas de boxe. E ao promover um torneio na Tailândia, apaixonou-se pelo Muay Thai. Entusiasmado, decidiu tentar torná-lo popular no Japão. Nogushi acreditava que Tadashi Sawamura, um campeão de Karatê, tinha as características necessárias para se tornar um grande campeão de Muay Thai e assim alcançar o objetivo, onde foi efetuada a primeira adaptação internacional na modalidade, quando os Japoneses implantaram a modalidade com o nome de Japanese Kickboxing.

Posteriormente vários lutadores de Karate Kyokushinkaikan, que é uma modalidade de contato, migraram para o KickBoxing, como por exemplo, Kenji Kurosaki, Toshio Fujiwara , A. Takashi, Yoshiji Soeno, Takashi Azuma, e outros.

Na década de 70 o grande Karateka Holandês Jan Plas foi para o Japão para se aperfeiçoar, quando trava contato com o Mestre Kenji Kurosaki, que já estava totalmente engajado no KickBoxing Japonês e como conseqüência direta, Jan Plas introduz o Muay Thai na Holanda fundando o Mejiro Gym, de onde saíram diversos campeões como Rob Kaman e Andre Manaart. Posteriormente Johan Vos, da Vos Gym, também originário do Kyokushinkaikan, e treinador dos campeões Ernesto Hoost e Ivan Hypolite, abre seu espaço no Muay Thai, desencadeando uma demanda de vários professores para o Muay Thai, como Thom Harinck, que era o Holandês mais graduado da Kyokushinkaikan Européia e estruturou burocraticamente a modalidade na Holanda e fundou a famosa Chakuriki.

Prof. Cor Hemmers também tem sua origem no Kyokushinkaikan e no Japanese Kickboxing, porém ele foi buscar aperfeiçoamento direto na fonte, ou seja, na Tailândia, passando pelos campos Sithyodhtong, Muang Surin e Vorapin, sendo reconhecido como o melhor técnico europeu e o único a ter atletas campeões na maioria dos pesos, desde os mais leves até os mais pesados.

Os introdutores na França foram Patrik Brison e Roger Paschy, ambos também com a mesma linhagem do Kyokushinkaikan e KickBoxing Japonês do Mestre Kurosaki. Uma clara influência disso vemos no que é considerado um dos melhores lutadores do K1 na atualidade, que é o Jerome Lebanner , que é Francês e tem sua origem técnica nessa estrutura. Posteriormente vemos com a imigração Tailandesa , vários mestres e lutadores Tailandeses desembarcarem na França. Dessa forma a França foi despontando e aperfeiçoando o "seu Muay Thai", tanto que na atualidade a França é apontada como o melhor "celeiro" de lutadores de Muay Thai na Europa, perde para a Holanda somente em quantidade de praticantes, pois nos Países Baixos o Thai Boxing é muito popular.

Na França é notável e marcante a influência Thai na estrutura técnica atual e principalmente nas regras, sendo o único país europeu a assumir o regulamento Tailandês na íntegra.

No caso da Inglaterra a situação foi atípica, a introdução se deu através do Mestre Sken ,apesar de Tailandês, ele na verdade era dissidente do Taekwondo, ou seja, a sua técnica era um misto de um Taekwondo apuradíssimo , aliado a uma técnica de Boxe e Muay Thai de nível amador, de seu grande amigo Master Toddy.

No período inicial do Muay Thai na Inglaterra viam-se muitos atletas do TKD britânico lutando no Muay Thai, justamente por essa influência do Master Sken, onde é perceptível nesse período uma "plástica diferente" nos eventos da Inglaterra, muito chute alto, saltando, giratórias, uso restrito de joelhadas, pouco clinch e raramente ocorria um nocaute.

Com desentendimentos internos, Mestre Toddy passa a formar seu próprio grupo, pois mesmo com seu Muay Thai somente de nível amador, pelo menos tem uma origem correta e estruturada . Algum tempo após tais fatos é implantado na Inglaterra a Royal Thai Airlines, que culmina com a vinda e imigração de vários Tailandeses. Já em 1988 o Mestre Yotong Senan funda em Londres a British School Emp Muay Thai, sendo que até 1991 ano em que faleceu, foi um dos principais organizadores do Muay Thai na capital da Inglaterra. Fatores somados, que
como conseqüência imediata, tem a melhoria do nível técnico do Muay Thai Britânico, tanto que tiveram um grande campeão mundial, o lutador Ronnie Green que foi o primeiro ocidental a unificar os títulos de KickBoxing e Muay Thai.

Em 1930, o Muay Thai entrou pela primeira vez na América do Norte, quando um empresário americano viu este esporte na Tailândia. Naquele momento, estavam sendo introduzidas as primeiras regras modernas no Muaythai. Um empresário americano levou para os EUA dois dos melhores lutadores de Muaythai daquela época esperando ser o primeiro a tirar proveito deste esporte nos Estados Unidos. Estes dois lutadores de Muay Thai foram contratados por um circo e faziam várias sessões de exibição, mas sem sucesso.

Eles acabaram abandonados e sem dinheiro para comprar as passagem de retorno a Tailândia. Um comerciante de maçã de Seattle sentiu pena deles e deixou que eles trabalhassem como vendedores até que eles conseguissem economizar dinheiro para comprar as passagens de volta em um transatlântico.

O Muay Thai entrou novamente nos Estados Unidos no começo dos anos 70, quando o mundo inteiro se interessou pelas artes marciais, graças a Bruce Lee. Porém novamente, não foi um bom momento para o Muay Thai e também para os lutadores tailandeses que vieram para a América.

Curiosamente em 1972, um americano resolveu fazer a tragetória inversa e quiz aprender e lutar Muay Thai na Tailândia. Dale Kvalheim foi o primeira americano a conseguir sucesso na terra do Muay Thai. Após treinar por 18 meses tendo como treinador o tailandês Denapad Strithong consegui ser compeão em Chiang Mai.

Nessa época Ajarn Pop, grande campeão do Chomburi, e por mais de 10 anos entre os melhores lutadores da Tailândia, tentou introduzir o Muay Thai nos EUA, porém o momento histórico não era ideal. O Mestre de Taekwondo John Rhee acabava de desenvolver equipamentos de proteção para que as competições de Karate de semi-contato fossem mais soltas e com maior nível de contato, surgindo o FULL CONTACT, que chegou a ser conhecido como Boxe Americano, de tanto que se desenvolveu nos EUA.

Mesmo assim vários mestres Tailandeses imigraram para os EUA e faziam competições entre suas academias, bem a nível informal, mas com um conceito básico ,o primor pela técnica do Muay Thai; dentre os vários, podemos citar Mestres Naknakorn, Tong Trithara (sobrinho do mestre Pop que introduziu o Muay Thai oficialmente nos EUA), Puk, Janjuntê, Kyet, Surachai, Master Toddy, e outros.

Federação Gaúcha de Muay Thai Esportivo
(54) 3451-4919 / 9605-0055 / fgmte@fgmte.com.br